Inscrições para oficinas gratuitas no Rio de Janeiro e em São Paulo: dança contemporânea e improvisação + ateliê de estudos coreográficos

[Clara da Costa conduz oficina de dança contemporânea e improvisação no Rio de Janeiro / foto: divulgação]

Entre 24/fev e 17/mar, a bailarina Clara da Costa ministrará a oficina Dança Contemporânea e Improvisação no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro, como parte de seu programa de aperfeiçoamento profissional. A atividade é gratuita, e dirigida a profissionais e estudantes de dança, teatro e performance.

Na oficina serão abordados princípios das Técnicas Release – espirais, ondulações, sucessões – e Body Work (desenvolvida por Martin Kilvady (Companhia Rosas), Roberto Olivan, a companhia Zoo, de Thomas Hauert, e Les Slovaks Dance Collective), que se baseia em improvisação. Conforme explica Clara, a oficina busca promover novas possibilidades criativas, “explorando a confiança do corpo em suas habilidades de adaptação, permitindo que sua própria inteligência o torne livre para se movimentar de forma intuitiva e segura”.

As/Os interessad@s devem possuir acima de 16 anos de idade. As inscrições podem ser efetuadas até 16/fev (seg), através do preenchimento de um formulário online (clique aqui para acessá-lo). São 20 vagas disponíveis, e as atividades acontecerão sempre às terças e quintas-feiras (10h às 12h).

O Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro fica na Rua José Higino, 115 – Tijuca (metrô Uruguai) – Rio de Janeiro (RJ).

 [Ana Dupas coordena ateliê na Oficina Cultural Oswald de Andrade (SP) / foto: Camila Picolo]

Sob coordenação da artista Ana Dupas, a Oficina Cultural Oswald de Andrade (SP) recebe o Ateliê de Estudos Coreográficos: Sistema, Performatividade e Tradução. Com encontros programados para o período entre 23/fev e 1/abr (18h30 às 21h30), a atividade é gratuita e dirigida a tod@s @s interessados em dança e performance.

A proposta foi desenvolvida a partir das experiências do SPET (sistema performativo de estudo de tradução), embrionado no COMO_clube em 2013. O SPET contou com a participação de inúmeras pessoas e, no mesmo ano, se desenvolveu como campo de estudos numa imersão que integrou a programação do Festival CAUSA <ações artísticas>, em Juiz de Fora (MG). Desdobramento do SPET, os Laboratórios de Sistemas Coreográficos, que ocorreram nas cidades de Santos e São Paulo em 2014, contaram com a coordenação da artista Juliana França.

O ateliê proposto por Ana toma o desafio da tradução de textos como um campo para o estudo de sistemas coreográficos. Por meio de exercícios práticos (estudos da materialidade do corpo e da palavra), da experiência d@s participantes e das referências trazidas por el@s, conceitos como coreografia, performatividade, sistema e tradução serão elaborados e ressignificados coletivamente.

As/Os interessad@s devem se inscrever até amanhã (12/fev), através de formulário online (clique aqui para acessá-lo). São 20 vagas disponíveis, e o critério de seleção baseia-se em avaliação de carta de interesse e currículo.

A Oficina Cultural Oswald de Andrade fica na Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro – São Paulo (SP).

 

 

E você? O que acha?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s