Encerramento de inscrições na ponte RJ-SP: oficina gratuita com André Bern no Centro de Arte Hélio Oiticica + convocatória para plataforma de microperformance

[Annalouise Paul e André Bern interagem em experimento performático no centro coreográfico australiano Critical Path / foto: Heidrun Löhr]

Depois de passagens pelo Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro e pelo Studio Casa de Pedra, a oficina gratuita vinculada ao projeto Correspondanças, de André Bern (ver foto acima), ganha uma nova edição. Com atividades agendadas nos dias 6 e 7/mar (sex e sáb, 11h às 17h), a oficina acontecerá no Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica (Rua Luis de Camões, 68 – Centro), próximo à Praça Tiradentes.

Conforme explica o artista, a oficina é um desdobramento de um período de residência artística na cidade de Sydney (Austrália), realizado entre os meses de outubro e novembro de 2014 com recursos do Prêmio FUNARTE de Dança Klauss Vianna 2013: “Na oficina, vou compartilhar exercícios e propostas para encontros inusitados a dois – tanto em espaços fechados, ao ar livre ou pela internet. De movimentos guiados pelo vento com os olhos fechados a interações em redes sociais a partir de e-flyers, proponho ‘microdanças’ que emergem a partir de cada encontro, com cada pessoa”.

Não apenas dirigida a bailarin@s, a atividade é aberta ao público adulto, interessado em experimentos sensíveis através do contato com os diferentes espaços por onde transitamos e as pessoas com quem podemos interagir de forma criativa. André explica que é preciso estar presente nos dias da oficina; as/os interessados devem se inscrever através de um formulário online (clique aqui para acessá-lo) até amanhã (27/fev).

O projeto Correspondanças possui um blog que concentra materiais da residência artística e das duas edições anteriores da oficina: http://correspondancas.net. Abaixo, confira um experimento realizado com @s participantes Igor Benhuy e Cíntia Rangel:

A Plataforma de Pesquisa e Criação em Microperformance abre convocatória para aquel@s que desejem participar de atividades continuadas ao longo de 2015. Trata-se de um total de 10 meses de atividades (de março a dezembro), que incluem estudos, ações e encontros. Os locais e as datas destas atividades específicas serão combinados após o ingresso d@s nov@s participantes.

A Plataforma foi criada em janeiro de 2013 e, desde então, desenvolve um trabalho intenso através de pesquisas, ações-intervenções e vivências no campo inédito de estudos em Microperformance. O termo passou a ser usado recentemente pelo artista Flávio Pons para descrever suas efêmeras ações pelas ruas de Amsterdam (Holanda), que se desdobram numa pesquisa na cidade de São Paulo.

Conforme explica o artista:

Atuando no borrão fronteiriço entre arte e vida, uma microperformance deixa de ser um produto artístico para se tornar ações de uma “vida artística”, uma vida que deseja ela mesma ser obra de arte. O performador passa a ser inexoravelmente afirmado como agente social; contudo, artista e público estão confundidos. São invenções anônimas, desvios da norma, do instituído, embora sem confronto, mas não menos instituintes. Desta maneira, o cotidiano passa a ser experimentado em suas possibilidades criativas, não usuais, produzindo novos modos de vida no próprio corpo, em casa, no bairro, na rua, no trabalho.

Para participar da convocatória, basta enviar uma carta de intenção, contendo uma ideia de prática/ação para microperformance, para o e-mail plataformademicroperformance@gmail.com. A convocatória se estende, excepcionalmente, apenas até amanhã (27/fev).

11023024_10205185190457097_567688869_n

 

 

 

E você? O que acha?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s