“119”: Alexandre D’Angeli relembra vítimas da ditadura chilena em performance no Memorial da Resistência de São Paulo

[Alexandre D’Angeli em 119 / foto: Cacá Bernardes]

Depois de construir 436 rostos de papel juntamente com o público durante uma performance que lembrava os mortos e desaparecidos durante o regime militar brasileiro, o performer Alexandre D’Angeli volta ao Memorial da Resistência de São Paulo para confeccionar 119 novas máscaras (ver foto acima). Desta vez, a performance – intitulada 119 – relembra os desaparecidos durante o regime militar chileno, e acontece em paralelo a uma exposição fotográfica de Cristian Kirby.

Na performance, Alexandre e as/os visitantes do Memorial montarão 119 rostos de papel, que trazem os nomes das pessoas desaparecidas da Operação Colombo, ocorrida em 1975. A operação contou com o apoio da imprensa destinada a encobrir o desaparecimento de opositor@s polític@s do regime militar – em sua maioria membros do Movimento Esquerda Revolucionária (MIR) – e convencer a opinião pública nacional e internacional de que eles tinham matado uns aos outros. De acordo com Katia Felipini, coordenadora do Memorial da Resistência, a articulação com a história dos países vizinhos ao Brasil esclarece e contextualiza o nosso próprio processo ditatorial.

Em 119, todas as peças estão organizadas em três folhas A4 brancas que, ao serem destacadas e encaixadas, possibilitam criar uma volumétrica do rosto humano. Durante o encontro com o artista, o público recebe instruções em silêncio, que indicam os locais a serem destacados, dobrados e colados até a finalização total de cada peça.

119 acontece até domingo (15/mar), com entrada franca e sessões de 10h às 13h, e 15h às 18h. Além das máscaras, o público pode conferir um vídeo que apresenta outros pontos de vista em relação à dinâmica provocada pela performance.

O Memorial da Resistência de São Paulo fica no Largo General Osório, 66 – Luz (próximo ao metrô Luz) – São Paulo (SP).

E você? O que acha?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s