Temporada de oficinas no Rio de Janeiro: Micheline Torres, Duda Maia e Esther Weitzman compartilham experiências

Micheline Torres, bailarina, coreógrafa e performer, ministrará a oficina gratuita “Meu Corpo é Minha Política – Compartilhando, Roubando e Emprestando Simultaneamente” no Rio de Janeiro (ver flyer acima). A atividade faz parte da Convocatória de Ações Culturais, promovida pela Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro (SMC-RJ), e tem como público-alvo artistas, atrizes/atores, bailarin@s, performers e tod@s @s demais interessad@s.

“Meu corpo é minha política” é um projeto de Micheline que se situa entre a dança contemporânea, as artes visuais e a performance, e já teve quatro espetáculos apresentados: Eu prometo, isto não é político, Carne, Pequenas Histórias sobre Pessoas e Lugares, e o mais recente, intitulado A seguir. A oficina partilha essa experiência, trazendo questionamentos e reflexões, assim como práticas e procedimentos ligados ao corpo e seu posicionamento político na sociedade.

Para participar, as/os interessad@s devem enviar um CV breve, acompanhado de uma carta de intenção para o e-mail oficinameucorpoeminhapolitica@gmail.com até 20/mar (sex). A oficina acontecerá no Centro Cultural Laurinda Santos Lobo, de 24/mar a 28/abr, às terças e quintas-feiras (15h às 18h).

O Centro Cultural Laurinda Santos Lobo fica na Rua Monte Alegre, 306 – Santa Teresa – Rio de Janeiro (RJ).

[Duda Maia / foto: divulgação]

Também no Rio de Janeiro, Duda Maia, diretora, coreógrafa e preparadora corporal, ministrará a oficina gratuita “O corpo cênico” entre os dias 29/mar e 26/abr (sempre aos domingos, 15h às 18h) na Sede das Cias. Com foco na conscientização do corpo, na criação e nos jogos cênicos, a oficina tem como objetivo trabalhar a improvisação fazendo com que as/os participantes desenvolvam e ampliem seus vocabulários corporais – as inscrições para participação ficam abertas até às 17h de 23/mar (seg).

Na ementa da oficina estão noções básicas de anatomia, onde cada participante é estimulad@ a descobrir e revelar sua própria estrutura óssea, atingindo um funcionamento muscular eficiente para cada tipo de trabalho, e colaborando para a realização de um movimento harmônico, sem sobrecargas articulares ou musculares. A partir dessa apropriação, as/os participantes são instigad@s aos jogos teatrais e improvisações, dando liberdade ao corpo para construir seus próprios caminhos, musicalidades, personagens, narrativas e reflexões.

Para se inscrever, é necessário enviar um e-mail com CV e foto para sededascias@nevaxca.com.br. Para mais informações, ligue para (21) 2137-1271.

A Sede das Cias fica na Rua Manuel Carneiro, 12 – Escadaria do Selarón – Lapa – Rio de Janeiro (RJ).

[Esther Weitzman / foto: Renato Mangolin]

Se você tem 50 anos ou mais, já dançou ou sempre teve vontade, mas nunca teve oportunidade: a hora é essa! Esther Weitzman, renomada criadora e coreógrafa carioca, abre uma turma especial para tod@s aquel@s que têm esse desejo latente de dançar e já estão ou passaram da casa dos 50 – afinal de contas, a idade não deve ser um impedimento para quem quer se mover.

Na ementa do curso livre “Dança Contemporânea a partir dos 50” está a comunicação do movimento num contexto contemporâneo, com o objetivo de dinamizar a percepção do momento presente. Serão investigadas qualidades de movimento, potencializando a criação da dança singular de cada indivíduo.

As aulas, que acontecem toda quinta-feira (10h30 às 12h), começaram em 5/mar, mas estão abertas a nov@s alun@s. São realizadas no Studio Casa de Pedra, espaço que também abriga outros cursos ligados à arte do movimento, assim como a sede da companhia dirigida por Esther (que leva o seu nome, Esther Weitzman Companhia de Dança). A mensalidade é de R$180; aulas avulsas custam R$45.

O Studio Casa de Pedra fica na Rua Major Rubens Vaz, 436 – Gávea – Rio de Janeiro (RJ).

 

 

E você? O que acha?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s