Temporada de oficinas (parte 2): André Bern e Dudude Herrmann conduzem atividades no Rio de Janeiro e em Brumadinho (MG)

[André Bern e David Kirkpatrick interagem em experimento performático no centro coreográfico australiano Critical Path / foto: Heidrun Löhr]

Depois de passagens pelo Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro, Studio Casa de Pedra e Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica, a próxima (e última!) parada da oficina gratuita que André Bern (editor de ctrl+alt+dança) conduz como contrapartida de seu projeto Correspondanças é a Universidade Candido Mendes (UCAM) (campus Ipanema). Conforme o artista aponta: “Está chegando a hora de me despedir de Correspondanças, e nada melhor do que fazê-lo em companhia e em movimento”.

A atividade, que é um desdobramento de um período de residência artística na cidade de Sydney (Austrália) – realizado entre outubro e novembro de 2014 – acontecerá na UCAM nos próximos dias 26 e 27/mar (qui e sex), de 10h às 13h. Correspondanças foi contemplado com o Prêmio FUNARTE Klauss Vianna de Dança 2013.

[Julius Mack e Sura Sepulveda, participantes da segunda edição da oficina, no Studio Casa de Pedra (RJ) / foto: Marina Pachecco]

Segundo André, Correspondanças retoma questões já presentes em senha de acessoespetáculo criado em 2011, além de seu trabalho como blogueiro aqui em ctrl+alt+dança. “O passo adiante que promovi através da residência foi investir numa relação mais próxima com o público, através de experimentos a serem realizados com cada pessoa”.

Na oficina, ele compartilha exercícios e propostas para encontros inusitados a dois – em espaços fechados, ao ar livre ou pela internet. De movimentos guiados pelo vento com os olhos fechados a danças de ‘rostinho colado’, André propõe ‘microdanças’ que emergem a partir de cada encontro.

Dirigida ao público adulto – mas não necessariamente apenas a bailarin@s e artistas – a oficina recebe pessoas interessadas em experimentos sensíveis através do contato com os diferentes espaços por onde transitamos e onde podemos atuar/interagir de forma criativa. As/Os interessad@s em participar da atividade devem estar presentes nos dois dias de oficina (26 e 27/mar) – para se inscrever, é necessário preencher um formulário online (clique aqui para acessá-lo) até a próxima segunda-feira (23/mar).

O projeto Correspondanças possui um blog que concentra materiais da residência artística e das três edições anteriores da oficina: http://correspondancas.net. Abaixo, confira um experimento realizado com Karla Freire, participante da edição mais recente da oficina:

Em Brumadinho (MG), a bailarina, criadora e improvisadora Dudude Herrmann abre a temporada 2015 de “aulões” (ver flyer acima) em seu espaço, a Casa Atelier da Dudude. Depois de quatro temporadas bem sucedidas, o evento mensal (que acontece sempre aos sábados) segue com o desejo de “praticar sensibilidades”, tendo o movimento como principal veículo.

Os aulões são atividades temáticas, idealizadas pela própria artista, que variam a cada temporada – sempre com o intuito de ampliar o sentido e o entendimento do dançar. O primeiro aulão de 2015 acontecerá neste sábado (21/mar), de 10h às 15h, no Condomínio Quintas da Casa Branca (onde se localiza o espaço da artista em Brumadinho (MG)). Após a atividade será servido um lanche como confraternização da prática.

Dirigido a artistas da cena e tod@s aquel@s que se interessem pela expressão do movimento, o aulão custa R$140. Para mais informações, envie um e-mail para  dudude@dudude.com.br.

 

 

E você? O que acha?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s