Temporada de oficinas na ponte RJ-SP: Esther Weitzman, Claudio Willer, Regina Miranda, Sheila Ribeiro & Tiago Lima conduzem atividades

[Esther Weitzman / foto: divulgação]

Nos próximos dias 11 e 12/abr (sáb e dom), a coreógrafa Esther Weitzman (ver foto acima) ministrará o segundo módulo da oficina Um Sopro de Ideias. Oferecida em seu estúdio no Rio de Janeiro – o Studio Casa de Pedra, sede da companhia que leva seu nome, a Esther Weitzman Companhia de Dança – a oficina receberá participantes que não necessariamente cursaram o primeiro módulo.

Conforme Esther explica em e-mail enviado a ctrl+alt+dança, a oficina dedica-se à potencialização da dança singular de cada pessoa: “Este trabalho está conectado à construção da qualidade do movimento, buscando a dinâmica e a percepção do momento presente”. O objetivo é expandir possibilidades expressivas pertinentes aos elementos de um projeto artístico, um caminho embrionário de pesquisa de linguagem.

Com investimento de R$200, o módulo II de Um Sopro de Ideias direciona-se a estudantes de dança e teatro, além de profissionais, criador@s e pesquisador@s. As atividades se desenvolverão de 10h às 13h (no sábado), e de 14h às 17h (domingo). As vagas são limitadas e quem se interessar deve se inscrever até a próxima quinta-feira (9/abr) através do e-mail weitzmandanca@gmail.com.

O Studio Casa de Pedra fica na Rua Major Rubens Vaz, 436 – Gávea – Rio de Janeiro (RJ).

Por sua vez, a Cia. Corpos Nômades preparou uma série de atividades em sua sede – o Espaço Cênico O LUGAR, localizado na região central de São Paulo – para compartilhar modos, práticas e pensamentos sobre a dança. São ações como oficinas gratuitas, residências artísticas e mostras ao longo de todo o ano, com patrocínio da PETROBRAS.

A próxima atividade é a oficina gratuita intitulada “Surrealismo, Uma Poética da Alucinação”, conduzida por Claudio Willer e destinada a pessoas com interesse em literatura e criação artística (ver flyer abaixo). A partir de leituras e reflexões sobre o tema do surrealismo, a oficina desenvolverá práticas criativas com o  objetivo de levar suas/seus participantes a empreender a destruição da falsa realidade – a enxergar, ouvir e sentir mais.

Baseados em deslocamentos de objetos, caminhar ao acaso e encontros inesperados – o método paranóico-crítico de Salvador Dali – além de registros de sonhos e escrita automática – inspirados por Octavio Paz – a oficina tem o propósito subversivo de abolir a realidade na qual vacilantes acreditamos como única e verdadeira. O surrealismo será praticado e exposto em seus fundamentos, conforme propõe Paz:

Filho do desejo, nasce o objeto surrealista: a reunião de montanhas é outra vez cena de gigantes, as manchas na parede ganham vida, põem-se a voar e são um exército de aves que, com seus bicos terríveis, rasgam o ventre da formosa acorrentada.

Serão 4 dias de oficina (8 a 29/abr), sempre às quartas-feiras (19h30 às 21h30). As inscrições ficam abertas apenas até amanhã (3/abr).

Para se inscrever, envie um email para ciacorposnomades@gmail.com, com carta sucinta de interesse e campo de assunto “Oficina com Claudio Willer”. 30 vagas estão disponíveis.

A sede da Cia Corpos Nômades – Espaço Cênico O LUGAR – fica na Rua Augusta, 325 – Centro – São Paulo (SP).

[Sheila Ribeiro / foto: divulgação]

Chamando Ela é um projeto elaborado a partir do encontro d@s artistas Sheila Ribeiro (ver foto acima), Tiago Lima e João Milet Meirelles. É também uma fusão de linguagens: moda, dança, tecnologia, arquitetura, performance.

Partindo de editoriais de moda e intervenções realizadas nas cidades de São Paulo e Salvador (BA), Chamando Ela propõe performances subversivas e subvertidas, brincando com o cotidiano dessas cidades, abrindo novas perspectivas e possibilidades, sempre através da lente corpo-e-moda. O projeto já se desdobrou em múltiplos formatos: intervenção, performance, instalação, exposição, publicidade, música, livro e show. Nesse mês de abril, ele estará disponível como workshop com Sheila Ribeiro e Tiago Lima, no estudiofitacrepeSP, localizado em São Paulo.

No workshop, Sheila e Tiago compartilharão práticas e metodologias dessa fusão de conceitos, cruzando moda, cultura digital e performance em crônicas disruptivas da vida contemporânea. Os encontros acontecerão sempre às segundas e quintas-feiras (20 a 30/abr), de 19h às 22h, com investimento de R$300 (que podem ser divididos em 2 parcelas).

Para se inscrever, envie um e-mail para fitacrepemovimento@gmail.com. Há 15 vagas disponíveis.

Conheça mais sobre o projeto em: chamandoela.com. O estudiofitacrepeSP fica na Rua da Consolação, 2.482 – Consolação – São Paulo (SP).

[Regina Miranda / foto: divulgação]

Coreógrafa e diretora da Cia. Regina Miranda de Atores e Bailarinos, presidente do Fórum Rio Cidade Criativa e membro do conselho do Laban Institute em Nova York, Regina Miranda (ver foto acima) ministrará a oficina Corpo-Espaço no período compreendido em 6/abr e 27/mai no Rio de Janeiro. Trata-se de uma abordagem sobre o princípio Body-Space Connections, do Método Bartenieff.

[Em 22/jun/2014, publicamos uma conversa entre André Bern (editor de ctrl+alt+dança) e Regina Miranda sobre o projeto Porto de Memórias. A conversa compôs o episódio #13 dos nossos Podcasts ctrl+alt+dança.]

A oficina faz parte do projeto Cidade Criativa, uma iniciativa sociocultural dedicada a processos de transformação de locais, bairros e cidades a partir das Artes e da Cultura. Nas aulas, a coreógrafa conduzirá a prática de forma suave, com vistas à liberdade e à renovação pessoal através do estímulo à percepção. A atividade destina-se a interessad@s de todas as idades, respeitando a diferença e a singularidade de cada corpo.

Conforme afirma Regina:

Um corpo que vivencia, cria e dá boas vindas às mudanças interno-externas é um corpo relacional vivo e presente, que incorpora seu passado, se conecta a outros e ao seu entorno no presente e cria futuros. É um corpo singular e criativo. Não tem modelos ou medidas pré-determinadas e sua geração é a geração presente. Sua prática se fundamenta na liberdade de ser, buscar o melhor de si e se perceber como ser em vir-a-ser.

A oficina Corpo-Espaço acontecerá às segundas e quartas-feiras (9h às 10h) no espaço Cidade Criativa, localizado na Rua Alice, 75 – Laranjeiras – Rio de Janeiro (RJ). Para se inscrever ou obter mais informações, envie um e-mail para reginamiranda@uol.com.br.

 

 

 

E você? O que acha?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s