São Paulo em foco (parte 2): Marcela Levi & Lucía Russo e Eliana de Santana apresentam trabalhos com entrada franca no Bom Retiro

[As sandálias de Sandwalk with me, de Marcela Levi e Lucía Russo / fonte: revesonline.com]

Intervenção urbana que propõe uma experiência de desaceleração e descompasso, Sandwalk with me, de Marcela Levi e Lucía Russo, chega a São Paulo para uma brevíssima temporada. A caminhada em grupo, com sandálias especiais (ver foto acima) e fones abafadores de ruídos, acontecerá em duas sessões gratuitas: amanhã e quarta-feira (7 e 8/abr, sempre a partir das 17h), partindo da Oficina Cultural Oswald de Andrade.

Conforme explica o texto de divulgação do trabalho, Sandwalk with me é uma excursão que simpatiza com o balanço, os tropeços, as ondulações do mar e das charretes e bondes que atravessavam o Centro da Cidade do Rio de Janeiro no início do século XX. “Nos centros urbanos, as pessoas transitam com pressa. O olhar, a escuta, o caminho e o próprio caminhar já não existem. Elas saem de um ponto para chegar rapidamente a outro. O espaço entre esses dois pontos não desperta interesse”, aponta o mesmo texto.

Contemplado com o Prêmio FUNARTE Artes na Rua 2013, Sandwalk with me teve sua primeira fase desenvolvida durante o programa Rio Occupation London, concebido pela Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro. Em sua passagem por São Paulo, o projeto conta com a produção local do Como Clube.

A caminhada possui duração de aproximadamente 40 minutos, e comporta um máximo de 15 pessoas. A participação é garantida por ordem de chegada; no entanto, em caso de chuva, a caminhada será cancelada. Importante: a participação na intervenção não é recomendada a pessoas com dificuldades de locomoção.

A Oficina Cultural Oswald de Andrade fica na Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro – São Paulo (SP).

[Eliana de Santana em A emparedada da Rua Nova / foto: divulgação]

Inspirada no romance homônimo do jornalista Carneiro Vilela, a bailarina Eliana de Santana (ver foto acima) estreia o solo A emparedada da Rua Nova na Casa do Povo (SP) nesta quarta-feira (8/abr, às 19h). A temporada do trabalho segue até o dia 19, sempre com entrada franca.

No solo, Eliana faz referência à história de uma jovem que foi emparedada viva em seu próprio quarto, a mando de seu pai, para encobrir sua gravidez – considerada desonrosa, uma vergonha familiar. Conforme conta a bailarina, na época em que o romance foi escrito, a tragédia despertou uma enorme curiosidade mórbida no público: “Minha mãe, que era de Recife, contava sempre essa história. As pessoas falavam da presença da morta, a rondar a casa, uma assombração a perambular por aquele lugar”.

Para esquadrinhar uma aproximação do universo da jovem emparedada, Eliana optou por desenvolver uma instalação: “A proposta de construção cênica nasce deste lugar sugerido pelo romance e também pelo imaginário popular: aparições, presenças momentâneas, espectros e fantasmas. É uma investigação sobre a representação do invisível no território da arte, a busca de uma dança fluidificada”, explica a artista.

A Emparedada da Rua Nova integra um projeto mais amplo – junto à E² Cia. de Teatro e Dança – de pesquisa em dança que parte de temas relacionados à literatura brasileira, intitulado Baleia e Outras Secas. O projeto conta com recursos do Programa de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo.

O solo de Eliana ganha sessões de quarta a domingo, com retirada de ingressos uma hora antes do início de cada apresentação. A Emparedada da Rua Nova possui classificação indicativa 14 anos.

A Casa do Povo fica na Rua Três Rios, 252 – Bom Retiro – São Paulo (SP).

Um comentário sobre “São Paulo em foco (parte 2): Marcela Levi & Lucía Russo e Eliana de Santana apresentam trabalhos com entrada franca no Bom Retiro

E você? O que acha?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s