Editais, editais, editais: convocatórias recebem inscrições em São Paulo e no Ceará

[O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura localiza-se na cidade de Fortaleza (CE) / fonte: brasilimperdivel.tur.br]

Depois de um intenso trabalho e diálogo com membros de 9 linguagens artísticas e dos pontos de cultura do Estado do Ceará, o Instituto Dragão do Mar recebe inscrições de projetos nos seus Editais Culturais 2015/2016. A data limite de envio de propostas – em campos expressivos como dança, artes visuais, cinema, circo, fotografia, literatura, música, performance e teatro – é 24/abr (sex).

Conforme aponta Paulo Linhares, presidente do Instituto de Arte e Cultura do Ceará / Instituto Dragão do Mar, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (ver foto acima) tem na formação, no incentivo à criação e na difusão três eixos fundantes:

É uma premissa deste centro de arte e cultura ser uma âncora cultural da cidade, do Nordeste e do Brasil. Hoje, o Dragão recebe um público de um milhão e meio de pessoas por ano. Para esse público, oferecemos uma programação artística cujo objetivo principal é fortalecer a política de artes no Estado, conforme diretrizes da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará. Os Editais Culturais firmam-se como um instrumento de viabilização desta política e consolidam este centro como uma grande vitrine da arte criada e produzida aqui.

Paulo ainda destaca o caráter “eminentemente democrático” dos editais, na medida em que foram desenvolvidos a partir de contribuições d@s própri@s interessad@s em cada uma das suas categorias. No que diz respeito à dança, especificamente, o edital selecionará 24 projetos através de 4 programas de difusão: Quinta com Dança (formação continuada de plateia adulta para espetáculos locais), Dança Experimental (trabalhos inéditos experimentais ou em construção), Dança no Dragão (apresentações em espaços alternativos do Centro Dragão do Mar), e Dança Popular (apresentações de danças populares cuja pesquisa e composição sejam adequadas ao Centro).

Para acessar o edital na íntegra e os modelos de ficha de inscrição para cada categoria, clique aqui. Dúvidas podem ser tiradas através do e-mail edital@dragaodomar.org.br ou do telefone (85) 3488-8600.

A Virada Cultural, evento que reúne anualmente diversas propostas artísticas de múltiplas linguagens nas ruas da cidade de São Paulo, chega à sua 11ª edição em 2015. Este ano o evento acontecerá nos dias 20 e 21/jun e, com o objetivo de ampliar sua pluralidade cultural, recebe propostas de artistas e produtor@s que desejem integrar a programação dessa edição.

Serão consideradas propostas de quaisquer áreas da cultura – dança, circo, cinema, teatro, artes visuais, gastronomia, criações para espaços urbanos – direcionadas a públicos de todas as idades. A data limite de envio de propostas é 27/abr (seg) – as inscrições devem ser efetuadas exclusivamente através do formulário online disponível aqui.

Participaram da edição de 2014 artistas e companhias como Quasar Cia. de Dança, Silenciosas + GT’Aime, Marcia Milhazes Dança Contemporânea, Grupo Ângelo Madureira & Ana Catarina Vieira, Ana Botafogo e Luis Arrieta, Balé da Cidade de São Paulo, Grupo Grial, Cia. Damas em Trânsito e os Bucaneiros, GRUA Gentlemen de Rua, dentre outr@s.

A Virada Cultural é promovida pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, com apoio e adesão de outros parceiros institucionais. Saiba mais sobre o evento aqui.

[Centro Cultural São Paulo (CCSP) / foto: divulgação]

O Centro Cultural São Paulo (CCSP) (ver foto acima), instituição de referência na cidade e agora com nova curadoria de Andrea Thomioka (na Programação de Dança), abre edital para projetos Site-Specific até 30/mai (sáb). Serão selecionadas propostas inéditas de criação coreográfica ou performances de dança a serem desenvolvidas especificamente para os espaços do Centro Cultural.

Os espaços definidos para a pesquisa artística são Jardim Sul, Jardim Superior (ambas as faces), Foyer, Praça das Bibliotecas, além da rampa de acesso ao metrô. Serão aceitas 10 propostas, que podem ser realizadas individual ou coletivamente. As/Os artistas selecionad@s devem se comprometer a fazer 4 apresentações públicas.

As inscrições são efetuadas através de cadastro online e envio de projeto via Correios, contendo as seguintes informações: ficha de inscrição; resumo da proposta; objetivos; público alvo; justificativa; proposta de pesquisa + material complementar; equipe; orçamento (de até R$20.000); e currículo d@ artista proponente. Cada artista pode enviar até 2 propostas.

Para conferir o edital na íntegra, clique aqui.

 

E você? O que acha?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s