Inscrições abertas para residências artísticas e congresso de dança moderna

[Estúdios de dança e música do Instituto Sacatar (BA) / foto: Alex Esquível]

O Instituto Sacatar – com sede localizada na Ilha de Itaparica, na Baía de Todos os Santos (Salvador (BA)) – é responsável por um programa internacional de residências artísticas aliadas à rede internacional Res Artis e à Alliance of Artists Communities. Os objetivos do programa são: oferecer um lugar onde artistas possam conviver e criar; facilitar a interação e a colaboração d@s artistas com a comunidade; aumentar a visibilidade e o impacto cultural da cidade e da nação onde atua o instituto; além de estimular a arte que nos remete ao ponto onde ela mesma nasceu: o silêncio profundo diante de toda a criação.

Para aquel@s que desejam participar dessa experiência, estão abertas inscrições para concorrer a 25 bolsas de estudo – artistas de diversas linguagens, sem discriminação de raça, crença, sexo, nacionalidade, idade, orientação sexual, estado civil, deficiência física ou presença do vírus HIV são bem-vind@s. O período de residências se estende de outubro de 2015 e dezembro de 2016, e as inscrições de projetos ficam abertas até a próxima quarta feira (15/abr).

A bolsa consiste de passagem aérea, suíte individual, estúdio separado e todas as refeições incluídas. O programa não oferece ajuda de custo aos selecionad@s, sendo estes responsáveis por seus gastos pessoais, transporte local e todo o seu material de trabalho. No entanto, um representante do Sacatar trará a/o artista do aeroporto internacional de Salvador para a sede na Ilha de Itaparica. O instituto também facilitará contatos locais para aquel@s que se interessarem em mostrar seu trabalho ou compartilhar conhecimentos.

Para se inscrever, é necessário preencher um formulário online (clique aqui para acessá-lo) com dados cadastrais, além de informações como proposta artística, justificativa da escolha do local da residência e referências. As propostas finalistas serão contactadas até o mês de julho.

Para mais informações, visite www.sacatar.org.

[Participantes em oficina de técnica Graham na edição 2014 do Congresso Brasileiro de Dança Moderna / foto: divulgação]

A 5a. edição do Congresso Brasileiro de Dança Moderna ocorrerá no Rio de Janeiro, de 2 a 7/jun, no Centro Coreográfico da Cidade. Com a participação de professor@s nacionais e internacionais, a programação do evento conta com palestras, mesas-redondas, aulas de técnicas modernas como Graham e Horton, e de Música para Dança. Além disso, a nova edição apresenta novidades como as Oficinas de Repertório de Martha Graham e José Limón, e a oficina especial de Introdução à Dança Moderna, voltada ao público infanto-juvenil (12 a 14 anos).

Com direção artística de Andrea Raw e patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, os seis dias de congresso têm atividades intensivas – que se iniciam às 9h da manhã com as oficinas e aulas práticas, e se estendem ao longo de todo o dia. Em 2/jun, haverá um espetáculo inaugural reunindo as/os professor@s internacionais, a Companhia Dança 3 e convidad@s nacionais que trabalham com a linguagem.

[Em 12/jul/2014, publicamos uma conversa entre André Bern (editor de ctrl+alt+dança) e Andrea Raw sobre o Congresso Brasileiro de Dança Moderna. A conversa compôs o episódio #23 dos nossos Podcasts ctrl+alt+dança.]

O evento ainda premiará 3 alun@s que se destacarem em cada técnica ao longo dos dias de atividades: serão oferecidas bolsas de estágio orientado com duração de 1 mês na cidade de Nova York. As atividades do congresso são pagas e podem ser adquiridas em módulos ou de forma avulsa. Aquel@s que se inscreverem até 30/abr (qui) terão 10% de desconto nos valores.

Para obter mais informações, acesse www.congressodancamoderna.com.br.

[O projeto Biblioteca do Corpo busca bailarin@s em São Paulo / foto: divulgação]

Para interessad@s em participar de um estágio internacional na cidade de Viena (Áustria) – sob orientação do bailarino-coreógrafo Ismael Ivo – estão abertas as inscrições para a nova edição do projeto Biblioteca do Corpo. Serão selecionad@s 10 bailarin@s (5 del@s especificamente de São Paulo), com idades entre 18 e 27 anos e sólida formação técnica.

Biblioteca do Corpo foi criado e desenvolvido por Ismael Ivo como método especial para orientar e treinar jovens profissionais da dança, com o intuito de permitir que el@s sigam em busca de sua identidade artística. Teve início através da parceria com o Arsenale della Danza, desenvolvido no contexto da Bienal de Veneza (Itália), em 2011.

A nova edição do projeto prevê a realização de um espetáculo a ser apresentado no Festival ImPulsTanz 2015 (Áustria), com sessões posteriores na cidade de São Paulo. Biblioteca do Corpo estenderá suas atividades entre 5/jul e 16/set. A iniciativa conta com a parceria do SESC São Paulo e da Secretaria do Estado de Cultura de São Paulo.

As inscrições deverão ser feitas até 17/mai (dom) através do preenchimento de uma ficha de inscrição online (clique aqui para acessá-la), além do envio de 1 foto de rosto + 1 foto de corpo inteiro. A seleção será conduzida por uma comissão de avaliação formada por representantes do SESC São Paulo, da Poiesis / Programa de Qualificação em Artes das Oficinas Culturais do Estado de São Paulo e do projeto Biblioteca do Corpo.

A bolsa de estudos oferecida às/aos bailarin@s selecionad@s inclui passagens aéreas, aulas diárias de dança, alimentação, hospedagem, ingressos para espetáculos em cartaz no Festival ImPulsTanz 2015, além de seguro saúde.

 

 

 

E você? O que acha?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s