Performance-instalação de Marta Soares e mostra de videodança agitam a semana em São Paulo

[A performance-instalação Deslocamentos – Experimentos III, de Marta Soares, acontece na Casa do Povo (SP) até o próximo domingo / foto: João Caldas]

As/Os paulistas podem conferir a performance-instalação Deslocamentos – Experimentos III, concebida por Marta Soares, até o próximo domingo (26/abr). O projeto é uma continuidade da pesquisa iniciada em 2013, que teve apresentações em formato site-specific em fev/2014 na Casa Modernista, um marco da arquitetura para a cidade de São Paulo.

Na investigação coreográfica, as/os bailarin@s experimentaram figurinos que permitem o acoplamento de outros corpos, gerando figuras híbridas e a limitação da amplitude de movimentos. Numa imagem borrada, as/os espectador@s não são capazes de distinguir formas específicas, podendo o mesmo corpo aparentar ser uma mulher, um homem, vivo, morto, dentro, fora, figura e fundo. Conforme afirma Marta:

Corpos podem ser uma reflexão sobre como o poder nos afeta na contemporaneidade, por exemplo, através da biopolítica, e quais seriam as possíveis maneiras dos mesmos exprimirem uma potência própria, resistindo às formas vindas de fora e que se impõem ao dentro, para lhes imprimir uma “alma”.

A pesquisa tem como referência personagens de Samuel Beckett, cujos corpos experimentam situações nas quais não é mais possível agir, responder à forma ou ficar em pé, mas somente ceder progressivamente a todos os tipos de deformações. Deslocamentos – Experimento III foi contemplado através da 16ª edição do Programa de Fomento à Dança de São Paulo, e ocupa o segundo andar da Casa do Povo, outro marco da arquitetura modernista da cidade – projetada por Mange, Martins e Engels e inaugurada em 1953.

As apresentações do projeto são gratuitas, com sessões nesta sexta e sábado, às 20h, e no domingo, às 19h. Na quinta (23/abr), haverá uma sessão extra às 20h15.

As senhas são distribuídas sempre com uma hora de antecedência de cada sessão. A Casa do Povo fica na Rua Três Rios, 252 – Bom Retiro – São Paulo (SP).

 [Bricolage, de André Bern, é um dos vídeos que compõem a mostra Irrupções do Abjeto / foto: divulgação]

“Videodança é um gênero híbrido que articula processos de captação, edição e reprodução próprios do vídeo aos princípios e estruturas necessárias para a realização de uma dança. Tal conjugação torna a dança realizada para a tela impossível fora dela”: a partir desta premissa, o projeto CorposubCorpo reuniu trabalhos com o intuito de compor a mostra Irrupções do Abjeto. Dedicada a refletir acerca das convenções e imposições sociais sobre o corpo na contemporaneidade – abordando-o em suas manifestações, nas suas dimensões caóticas, subversivas, assombrosas, super ou subumanas – a mostra acontecerá no SESC Santos (SP), entre 24 e 26/abr (sex a dom).

Bricolage (ver foto acima), de André Bern (editor de ctrl+alt+dança), é um dos vídeos que integram a mostra. Conforme o artista explica:

O vídeo faz parte de uma série de trabalhos criados durante uma residência artística no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro em 2009, quando me debruçava sobre questões relacionadas à identidade e ao consumo. A pesquisa para criação do vídeo baseou-se na metáfora da bricolagem, apontada pelo sociólogo Zygmunt Bauman como constituinte de processos de construção identitária. Bricolage trata dos excessos, da banalização e do silenciamento do corpo.

Além de Bricolage, fazem parte da mostra outros 8 vídeos: EIKE DOER, EIKE RESISTIRA_hopeless_enigma_with_a_laughable_crueltyOlhares_Poéticos_UrbanosTransfigural(con)TRATOHábilesVERVE, e Sentimentos Gis. As sessões da mostra Irrupções do Abjeto acontecerão sempre às 20h, na Sala 1, com entrada franca.

Os vídeos selecionados serão republicados no canal do SESC Santos no YouTube até o final do projeto CorposubCorpo. O SESC Santos fica na Rua Conselheiro Ribas, 136 – Aparecida – Santos – São Paulo (SP).

 

E você? O que acha?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s