ComSonâncias: Tatiana France convida para intervenção urbana em comemoração do Dia Internacional da Dança

[Tatiana France em improvisação na Cinelândia (Rio de Janeiro (RJ)) / foto: André Bern]

Na próxima quarta-feira (29/abr), comemora-se internacionalmente o Dia da Dança: no Rio de Janeiro, a bailarina Tatiana France convida ‘artistas e amantes do movimento’ a celebrar o dia através de uma intervenção realizada em diferentes pontos da cidade e/ou do país. Chamada de ComSonâncias, a ação consiste de improvisações de movimento e som durante 15 minutos na hora do almoço – entre 12h15 e 12h30.

Conforme Tatiana explica:

A proposta é que cada participante, acompanhado por um músico convidado, escolha um local público da cidade (calçada, praça, esquina, etc) para improvisar, movendo/dançando em interação com a sonoridade/música (…) O local pode ser escolhido de acordo com a área onde o participante já estará na data/horário determinado.

As/Os interessad@s em participar devem se cadastrar num mapa, onde apontarão o local exato em que planejam realizar sua improvisação. ComSonâncias possui uma página de divulgação no Facebook, onde se encontram instruções mais detalhadas sobre como inscrever sua participação no  mapa.

Tatiana ainda convoca as/os participantes a registrar suas improvisações: “Também seria muito bacana se cada artista conseguisse alguém para realizar um registro de sua ação – de forma bem discreta para não interferir demais na atmosfera da performance (…) Assim, poderemos compor também um mapa visual do acontecimento depois de realizado”.

André Bern (editor de ctrl+alt+dança) apóia a iniciativa e, além de ter inscrito o mapa na plataforma Google Maps, receberá os materiais (fotos, vídeos, etc) que as/os participantes desejem compartilhar (através do e-mail contato@ctrlaltdanca.com, com campo de assunto “Imagem ComSonâncias”). A ideia é compor uma nova postagem aqui no blog, a partir de tais registros.

Já confirmaram apoio a ComSonâncias artistas como Clarice Rito, Christiana Cavalcanti, Esther Weitzman, Paula Maracajá, Priscilla Teixeira e Renata Versari, além de instituições como Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro, Faculdade e Escola de Dança Angel Vianna, RAMPA Lugar de Criação, TEX Estúdio de Dança e Universidade Cândido Mendes. Animada, Tatiana espera que muit@s outr@s se juntem à iniciativa de celebração: “Conto com a colaboração de todos na divulgação/propagação/disseminação virótica da proposta em suas redes sociais virtuais e presenciais!”.

Sobre o Dia Internacional da Dança (ou Dia Mundial da Dança): foi instituído pelo Comitê Internacional da Dança (CID) da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) em 1982. Mesmo sendo uma data ainda desconhecida para muita gente, cada vez mais artistas e profissionais da área reconhecem a importância de sua celebração, a fim de dar maior visibilidade às discussões da classe e suas demandas. Ao instituir a data, a UNESCO escolheu o dia 29 de abril por ser a data de nascimento do mestre francês Jean-Georges Noverre (1727-1810), que se destaca na história por ter escrito um conjunto de textos críticos sobre o balé de sua época, as “Cartas Sobre a Dança” (ou no original, “Lettres Sur La Danse”). No Brasil, as Cartas ganharam tradução de Marianna Monteiro no belo exemplar publicado pela Editora da Universidade de São Paulo / FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

E você? O que acha?