Mapeamento da dança no Brasil: termo de cooperação técnica entre FUNARTE e UFBA possibilita projeto inédito

Desde o último dia 11, um projeto inédito de mapeamento nacional da dança vem sendo implementado a partir de um Termo de Cooperação Técnica entre a Fundação Nacional de Artes (FUNARTE) e a Universidade Federal da Bahia (UFBA). Intitulada Mapeamento da Dança nas Capitais Brasileiras e no Distrito Federal, a pesquisa visa elaborar um panorama e um diagnóstico dos indivíduos, grupos e instituições que desenvolvem atividades de dança no país.

Desenvolvida sob coordenação da professora Lúcia Matos (PPGDança / UFBA), a proposta de mapeamento surgiu em 2010, no âmbito do Colegiado Setorial de Dança (CNPC / MinC), como uma reivindicação da área. Apresentada pela UFBA e referendada pelo Colegiado como uma ação prioritária de diagnóstico da dança, a proposta finalmente entra em implementação através de sua primeira etapa.

Além de dados cadastrais serão coletados dados quali-quantitativos, via questionário de pesquisa auto-respondente e anônimo, o que viabilizará a construção de um panorama da dança que abrangerá aspectos da dimensão social, econômica e artística da área. A primeira etapa do mapeamento inclui cinco regiões e oito capitais do país, e está sendo realizada em parceria com as seguintes universidades: UNESPAR Campus Curitiba II, UNESP, UFRJ, UFPE, UFC, UFPA, UFG e UPE.

No projeto, estão envolvid@s 20 pesquisador@s, um técnico e 33 alun@s de graduação. A constituição dessa rede nacional assegurará uma colaboração acadêmica e um olhar especializado sobre o conhecimento a ser gerado, com a atuação de pesquisador@s experientes e outros em processo de formação, bem como possibilitará uma ação participativa, dada a inserção d@s mesm@s no campo de estudo a ser investigado.

ctrl+alt+dança apoia o projeto através de sua atuação na difusão de informações e produção de conteúdo sobre a área da dança e das artes do corpo no Brasil. Agradecemos, em especial, à pesquisadora-coordenadora local (equipe Rio de Janeiro) Lígia Tourinho (UFRJ), que nos estendeu o convite de colaboração.

Como resultados do mapeamento serão gerados um banco de dados com informações básicas d@s informantes que permitirem a divulgação, além de uma publicação digital, com um diagnóstico sobre a formação e a produção em dança nas capitais brasileiras – levando-se em consideração seus multifacetados modos de organização, processos e configurações. Todos esses dados serão postos em diálogo com as diretrizes e ações propostas no Plano Nacional da Dança (MinC / CNPC (2010)).

Colabore com o projeto de mapeamento da dança, clicando nos links abaixo para efetuar seu cadastro:

Para obter informações mais detalhadas sobre o projeto, visite o site: www.mapeamentonacionaldadanca.com.br.

 

 

8 comentários sobre “Mapeamento da dança no Brasil: termo de cooperação técnica entre FUNARTE e UFBA possibilita projeto inédito

E você? O que acha?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s