“Cicatriz”: projeto ganha novo formato e apresentação única na Semana da Dança do SESC Paraty (RJ)

Screenshot: Leon Sampaio

Screenshot: Evee Ávila (balão de ensaio)

Cicatriz, projeto de pesquisa que se desdobra em performance e documentário, ganha novo formato e apresentação. Alexandre Mendes e Marina Magalhães se juntam a Jéssica Barbosa numa sessão única do trabalho na Semana da Dança do Centro Cultural SESC Paraty (RJ) na próxima semana (17/jul, às 20h).

Jéssica Barbosa / foto: Érika Villeroy

Idealizado e coordenado por Jéssica Barbosa (ver foto acima), o projeto concentra-se numa investigação sobre marcas físicas ou psicológicas. Conforme a artista explica: “Eu vi nesse tema da cicatriz uma possibilidade de fazer uma reflexão sobre tudo aquilo que é único, essa identidade única da marca”. Em Cicatriz, a marca é compreendida enquanto elemento disparador de uma memória corporal que pode ser utilizada como recurso para a criação artística.

Inicialmente um solo da própria Jéssica, a nova conformação de Cicatriz parte da composição de dois novos solos, com a chegada d@s intérpretes-criador@s Alexandre Mendes e Marina Magalhães (ver fotos acima). Em conversa via Skype com André Bern (editor de ctrl+alt+dança), Jéssica aponta que “o que era um se multiplicou e virou três solos, com a Marina Magalhães e o Alexandre Mendes, que são dois bailarinos que eu admiro muito (…) quando chega a presença deles é maravilhoso porque parece que a pesquisa faz cada vez mais sentido”.

Abaixo, confira o bate-papo entre Jéssica e André:

 

Para além de memórias pessoais, os solos de Cicatriz abordam temas que são “verdadeiras feridas sociais”, nas palavras de Jéssica, compartilhadas por muito mais pessoas do que imaginamos. Temas como a descoberta sexual masculina, os estereótipos do padrão de beleza e da alegria publicitária, e a violência corporal motivam a dramaturgia dos solos que compõem o projeto.

Com classificação indicativa 12 anos e entrada franca, a sessão única de Cicatriz na Semana da Dança organizada pelo Centro Cultural SESC Paraty acontecerá no Instituto Silo Cultural, localizado na Rua D, 30 – Vila Dom Pedro I – Paraty (RJ).

Para obter mais informações sobre o projeto, visite o site: www.projetocicatriz.com.

 

 

 

 

6 comentários sobre ““Cicatriz”: projeto ganha novo formato e apresentação única na Semana da Dança do SESC Paraty (RJ)

E você? O que acha?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s