Dança em Foco: nova edição do festival de vídeo e dança acontece no Castelinho do Flamengo (RJ)

O Castelinho do Flamengo abriga a nova edição do festival Dança em Foco / foto: Alberto Jacob

Começa amanhã (4/ago), no Rio de Janeiro, a nova edição do festival Dança em Foco, que se dedica há 13 anos ao universo de encontros e possibilidades criativas entre as linguagens do vídeo e da dança. O Centro Cultural Oduvaldo Vianna Filho – Castelinho do Flamengo (ver foto acima) abriga a edição, cuja programação (totalmente gratuita!) se estende até 16/ago (dom).

Primeiro evento brasileiro dedicado às relações entre vídeo e dança, o Dança em Foco apresenta como principal eixo a Mostra Internacional de Videodança (MIV), através da qual já foram exibidos mais de 2.000 trabalhos das mais diversas procedências e estilos. André Bern (editor de ctrl+alt+dança), que em 2011 exibiu o vídeo Bricolage na MIV, volta a participar da mostra – desta vez, com Bússola#3criado em colaboração com a performer Anna Kuroda (Japão / Austrália) durante um período de residência artística realizado na cidade de Sydney (AUS) em 2014.

Confira abaixo uma breve seleção de trabalhos que serão exibidos este ano:

 

Além da MIV, o evento ainda promoverá conversas públicas com as/os artistas Gustavo Gelmini (4/ago, às 19h), Cynthia Domenico (6/ago, às 19h30), Rosane Chamecki & Andrea Lerner (8/ago, às 19h30), Martha Hincapié (13/ago, às 19h30) e Simon Fildes (15/ago, as 19h30), além de um encontro com a participação de alun@s de universidades brasileiras (7/ago, às 19h30).

Numa interessante conversa entre André Bern e diretor@s do evento – Leonel Brum, Paulo Caldas e Regina Levy – que compôs o episódio #30 dos nossos Podcasts ctrl+alt+dança – fica evidente o pioneirismo do Dança em Foco no que diz respeito à difusão do gênero videodança no país. Conforme enfatiza o coreógrafo Paulo Caldas:

Ao longo desses 13 anos, uma outra coisa que aconteceu, que é muito importante, é uma evolução de acesso à tecnologia (…) Se a gente, em 2002, 2003, quando ensaiava uma primeira edição, ainda fazia uso de materiais que nos chegavam em VHS, e num contexto em que produzir e difundir era bastante complicado, isso evoluiu ao longo dos anos para uma situação em que, a rigor, qualquer celular é capaz de produzir, editar, filmar e difundir uma obra de videodança.

Para acessar a programação completa do Dança em Foco 2015, clique aqui. O Castelinho do Flamengo fica na Praia do Flamengo, 158 (esquina com a Rua Dois de Dezembro) (metrô Largo do Machado) – Rio de Janeiro (RJ).

 

E você? O que acha?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s