Prêmio de Cultura Afro-Fluminense contemplará 32 iniciativas de comunidades tradicionais

Edital de fomento à cultura afro-brasileira no estado do Rio de Janeiro, o Prêmio de Cultura Afro-Fluminense 2015 é fruto de um convênio firmado entre a Secretaria de Estado de Cultura (SEC-RJ) e a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR). Com inscrições que se estendem de hoje até 23/set (qua), o Prêmio contemplará 32 iniciativas culturais de excelência de povos e comunidades tradicionais de matriz africana – em outras palavras, provenientes de quilombos, terreiros e grupos artístico-culturais que mantém tradições de afoxés, capoeira, calangos, folias de reis e jongo, entre tantas outras.

O Prêmio repassará recursos de até R$21 mil para cada projeto selecionado. Para se candidatar, as iniciativas culturais devem ser vinculadas a instituições privadas sem fins lucrativos, sediadas no estado do Rio de Janeiro e com atuação no campo da cultura fluminense há, no mínimo, 3 anos. Nesse período, tais instituições devem ter produzido atividades como mostras, feiras, celebrações, festivais, cortejos, práticas de cultivo de ervas e plantas medicinais, rodas, oficinas, etc.

Como critérios de seleção dos projetos, serão considerados: 1) histórico do proponente; 2) tradição da instituição no território no qual se insere; 3) contribuição para manutenção e renovação das manifestações culturais com as quais se relaciona; e 4) impacto sociocultural das ações do projeto no contexto local. Mais informações sobre inscrições devem ser obtidas através do portal Cultura.rj.

 

E você? O que acha?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s