[Por Título]

BANCO DE MONOGRAFIAS, DISSERTAÇÕES E TESES

sobre artistas, grupos e iniciativas cariocas em Dança e Artes do Corpo

 

A capoeira como espetáculo: sentimento nacional, esporte e identidade (1909-1938)

A corporeidade na Pré-Escola: pensando uma metodologia para o ensino de Dança

A dança cigana: a construção de uma identidade cigana em um grupo de camadas médias no Rio de Janeiro

A dança de salão na terceira idade: sua relação social e benefícios psicomotores

A escuta do corpo: abordagem da sistematização da técnica Klauss Vianna

A história do samba carioca, até 1940, voltada para a sala de aula

A importância da dança contemporânea na cultura brasileira

Alegoria viva: corpo como produtor de signo

AMO *** Ateliê Móvel Oficial

A Moda na Dança: um estudo sobre corpo, cidade e representações [parte 1] [parte 2]

A profissão de bailarino na cidade do Rio de Janeiro: mercado de trabalho, relações profissionais, decisões de carreira e identidade profissional

A Rede da Dança: uma cartografia em movimento

A relação performer/espectador na cena contemporânea

Arte/cultura em momento de trânsito: o MAM/RJ na década de 1970

Arte sem fronteiras: Londres, Berlim, São Paulo e Rio de Janeiro: olhares estéticos e capitalistas sobre as células do poder lícito e ilícito (séculos XVIII e XX)

As relações entre corpo e palavra em processos artísticos

Cada qual com sua dança: impressões sobre dança contemporânea a partir de leituras de alunos do Ensino Fundamental

Corpo e memória: construções do ensino do ballet no Rio de Janeiro

Corpo e subjetividade: um estudo sobre o processo de criação na Escola Nacional de Circo / FUNARTE

Corpo multitudinário: o devir-revolucionário nas artes do corpo

Corpos que se escutam – formas para se trair um conteúdo: um estudo sobre Falam as partes do todo?, da Cia de Dança Dani Lima

Dança com hora marcada: uma etnografia da atração social em bailes de salão no Rio de Janeiro

Das gafieiras para o palco: um estudo acerca da dança de salão e suas transformações sociais e artísticas

Deslocamentos da dança contemporânea: por uma condição conceitual

Direito e cultura popular: o batidão do funk carioca no ordenamento jurídico

Espaços de dança de salão no cenário urbano da cidade do Rio de Janeiro: tradição e inovação na cena contemporânea

Estudos para uma dança de si: escutas do corpo, imagens do ar

Figurino Funk: uma etnografia sobre roupa, corpo e dança em uma festa carioca

Fio de Ariadne: caminho para a construção de uma dramaturgia corporal a partir do espetáculo Cnossos

“Funk-se quem quise” no batidão negro da cidade carioca

Infinita beleza: o sétimo sentido: a linguagem do corpo e a inteligência dos sentidos na performance da dança afro

Ivaldo Bertazzo: dança para aprender o Brasil

Lugar e participação em Senha de Acesso: práticas entre estúdio, palco e espaço urbano em dança contemporânea

Meu samba em quatro tempos

O corpo no paradigma Angel Vianna: toque, apoio e movimento

O grotesco na cena da dança contemporânea: corpo e comunicação

O Rio de Janeiro das Escolas de Samba: lugar, identidade e imagem urbana

O SLA Funk de Fernanda Abreu

O Teatro Experimental do Negro – Estudo da personagem negra em duas peças encenadas (1947-1951)

Relações de gênero: uma investigação sobre o atual papel das damas nos bailes de dança de salão

Saberes do corpo: capoeira, cultura corporal e educação

Samba de Gafieira: corpos em contato na cena social carioca

Saúde e corpo em movimento: contribuições para uma formalização teórica e prática do método Angel Vianna de Conscientização do Movimento como um instrumento terapêutico

Teoria Fundamentos da Dança: uma abordagem epistemológica à luz da Teoria das Estranhezas

Territorialidades no mundo globalizado: outras leituras de cidade a partir da cultura Hip Hop na metrópole carioca

Uma vida em dança: movimentos e percursos de Denise Stutz

Viewpoints: uma experimentação sobre a busca do estado de prontidão do ator na cena contemporânea

 

 

E você? O que acha?